Luanda – O lançamento de obras literárias e uma mesa redonda vão marcar, no período de 3 a 5 de Novembro, uma jornada alusiva ao 80ª aniversário do escritor angolano Manuel Rui Monteiro.
O programa, cuja organização está a cargo da Mayamba Editora e da União dos escritores Angolanos (UEA), incluiu o lançamento das obras infanto-juvenis “A Boneca de Trapos” e “A Alegria e a Girafa”, dos romances “Tio Jorge e outros quês” e “O Benguelense Boxeur”.
Para o dia 4, data que assinala o nascimento do autor de “Quem me dera ser onda”, entre outras obras de referência no mercado nacional, está previsto uma mesa-redonda sobre "Manuel Rui - Vida e Obra" e o lançamento dos livros de ensaio de Luís Gaivão, “Manuel Rui: Obra, Escritor, pensamento” e “O Sul descolonial na obra de Manuel Rui”.
Manuel Rui Alves Monteiro, natural do Huambo, nasceu a 4 de Novembro de 1941, é um escritor angolano, autor de poesia, contos, romances e obras para o teatro.
Muitos dos seus trabalhos contêm ironia, comédia e humor sobre o que ocorreu após a independência de Angola.
Já publicou obras como “ 11 Poemas em Novembro”, “Regresso Adiado Lisboa” e “ Quem Me Dera Ser Onda “, entre outras obras.
Manuel Rui é membro fundador da União dos Artistas e Compositores Angolanos , da União dos Escritores Angolanos e da Sociedade de Autores Angolanos. É autor da letra do Hino Nacional de Angola.