Luena – A exibição de canções e danças de estilo Kandemba, do grupo Malimba, um dos três representantes da província do Moxico no festival Ngeya da Região Leste do país, será um dos momentos mais emotivos do evento, que inicia esta sexta-feira, na cidade do Luena.
Para além da Kandemba, uma dança caracterizada pelo movimento frenético dos ombros, o grupo radicado no município dos Bundas vai exibir-se com outras músicas e danças como o Sipelu, Silimba e Kayowe, ao ritmo da Marimba ou Malima na língua Macoma, um instrumento personalizado de cinco metros de comprimento, um de largura e altura, construído em 2003.
De acordo com o porta-voz do grupo, Francisco Jamba, o referido instrumento musical, que pressupõe-se ser o maior do país, serve para proporcionar alegria, bem como despertar o espírito emotivo do dançarino e de quem o ouve.
As mulheres do grupo Malimba são as puras dançarinas ao som do instrumento musical, enquanto os homens são os produtores do toque.
O mítico instrumento musical, constituida por 50 cabaças, 26 tábuas, tocada por sete intervenientes, já resgatou um prémio nacional, no valor de 400 mil kwanzas, num festival decorrido na província de Malanje, em 2012.
Para além de Malanje, o grupo já participou em outros grandes palcos culturais, como Luanda (2012) e Lunda Norte (2022).
O povo étnico Macoma, na sua maioria reside nos município dos Bundas (Moxico) e na província de Cuando Cubango.
O grupo Malimba foi fundado em 2003, e possui 32 integrantes, dos quais 21 são mulheres.
Palco do festival “Ngeya” pronto para o espectáculo
A montagem do palco cultural que vai albergar o esperado Festival de Música e Dança Regional Leste, está a mais de 90 por cento pronto.
Na maior manifestação cultural da região leste de Angola, que engloba as províncias do Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte, a montagem do cenário está a despertar as atenções dos transeuntes, sobretudo os turistas locais que visitam o Memorial Monumento à Paz, local onde vai acontecer o evento de dois dias.
A ANGOP constatou o processo de montagem do cenário, nomeadamente a tribuna central, ponto das tendas, e o espaço que vai albergar os convidados especiais e público.
No palco do Ngeya vão desfilar 126 artísticas das três províncias do Leste do país com músicas, danças e músicas, visando o resgate do diálogo intercultural, encontro de gerações e de construção de legados para promoção da multicultural destas três províncias de Angola.
O festival Ngeya é um projecto patrocinado pela Sociedade Mineira de Catoca, no âmbito do programa de responsabilidade social, cuja fase experimental decorreu na província da Lunda Norte, em 2022.
Ngeya, um termo Cokwe que em português significa euforia ou festa, evento sem fins lucrativos, vai igualmente envolver uma feira de gastronomia e artesanato. LTY/TC/YD