Malanje- Um projecto denominado “Kizomba no pé”, centrado na revitalização do ensino dos estilos de dança Kizomba e Semba, foi lançado domingo (18), nesta cidade, pela administração municipal de Malanje.
O projecto visa dinamizar os referidos estilos de dança, formando gratuitamente novos talentos, como forma de preservar os traços característicos da tradição angolana, ligados a Kizomba e Semba.
De acordo com o director do gabinete da Cultura e Turismo da administração municipal de Malanje, Bernardino Felizardo, o projecto será desenvolvido aos fins-de-semana em diferentes pontos de Malanje, sendo que para além do ensino da dança, servirá também para a divulgação das potencialidades turísticas do município, com vista a atracão de potenciais investidores.
Precisou que para as instruções das danças, estão disponíveis 20 mestres de Kizomba e Semba, acrescentando que depois destes estilos, pretende-se evoluir para as danças tradicionais e posteriormente para outras disciplinas artísticas como o teatro.
O lançamento do projecto foi prestigiado pelo agente cultural e impulsionador da Kizomba no exterior do país, Mucano Charles, que valorizou a iniciativa, porquanto enaltece a cultura nacional.
Referiu que a Kizomba é, actualmente, um cartão de visita de Angola no exterior do país, dado o movimento “frenético” que ela traz em torno da dança.
Por esse facto, apelou ao Ministério da Cultura e Ambiente, para maior valorização da kizomba, enquanto veículo que engrandece o turismo e consequentemente a economia nacional.
Considera haver muitas escolas de Kizomba no país e que são fontes de subsistência de muitos jovens, daí a urgência de os órgãos de direito redefinirem as suas estratégias.
Prestigiaram ainda o evento, vencedores de concursos de Kizomba nacionais e internacionais.
O Gabinete de Cultura e Turismo da administração de Malanje controla actualmente 63 grupos de danças e 25 escolas de Kizomba e Semba.