Sumbe - A edição2022 do Festival Internacional da Música do Sumbe “FestiSumbe”, a decorrer de 15 a 17 deste mês, vai contar com mais de 30 músicos nacionais, com destaque para Ary, Cef, Cláudio Fenix, Anna Joyce, Anderson Mário, Pérola, Eva Rep Diva e Preto Show.
Numa organização do Governo Provincial do Cuanza Sul, em parceria com a empresa promotora de espectáculos LS Republicano, no cardápio consta, igualmente, os músicos Cage One, Elizabeth Ventura, Rui Orlando, Landrick, Miguel Buila, Tafinha, Júlio Bell, Elion, o grupo humorístico Tuneza, os Djs Malvado Jr e Lutonda, assim como artistas locais.
Em declarações, esta quinta-feira à ANGOP, na cidade do Sumbe, o director do Gabinete Provincial da Juventude e Desportos, Cultura e Turismo, Francisco Ventura, disse que todas as condições estão criadas para a retoma do FestiSumbe, interrompido nos últimos dois anos devido à pandemia da covid-19.
“Teremos um FestiSumbe que, para além de assinalar o aniversário da província, também servirá para comemorar o centenário do Presidente da República e fundador da Nação, António Agostinho Neto”, salientou.
Sem citar nomes, referiu que no palco da Marginal do Sumbe poderão também actuar músicos estrangeiros, estando neste momento a empresa LS Republicano a fazer os contactos.
Garantiu que o FestiSumbe vai contar com o asseguramento da Polícia Nacional, Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, entre outras instituições, de modo a garantir a integridade física dos cantores e do público durante os três dias de espectáculo.
Disse ainda que vão trabalhar em parceria com empresários do ramo hoteleiro, assim como feirantes que vão pôr à disposição do público produtos alimentares e bebidas diversas.
O Festival Internacional da Música do Sumbe foi criado em 2002 para comemorar o aniversário da província do Cuanza Sul, a assinalar-se a 15 de Setembro.