Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Museu do Congo vai beneficiar de peças arqueológicas

     Cultura              
  • Uige • Sexta, 18 Março de 2022 | 18h49
1 / 2
Uíge: Museu Etnográfico do Congo
Uíge: Museu Etnográfico do Congo
Domingos Nicolau

Uíge – Mais de 50 peças arqueológicas, apresentadas esta sexta-feira na província do Uíge, estarão disponíveis no Museu Etnográfico do Congo, que será reaberto em breve, na cidade do Uíge.

Em reabilitação desde Setembro de 2021, o Museu Etnográfico do Congo regista escassez de peças museológicas.

Dados do Museu Nacional de Arqueologia referem que mais de mil 500 peças arqueológicas da província do Uíge encontram-se em Portugal.

Retiradas em 1970 das grutas de Kisadi, no município de Negage, as peças foram utilizadas para a realização de estudos no Museu Nacional de Arqueológia, na província de Benguela.

Ao falar no acto, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Maria Cavungo, referiu que o governo local vai continuar a trabalhar para preservação da sua base histórica, visando manter a identidade cultural do povo.  

A responsável afirmou que a melhoria das obras de arte só será possível com artistas formados e capazes de recriar a sua imaginação em objectivos físicos para o mundo real.

A directora do Museu Nacional de Arqueologia, Maria Helena Benjamim, que trabalhou durante a semana na província do Uíge, reconheceu o potencial arqueológico da região,  faltando apenas a realização de estudos.

Em relação ao Museu Etnográfico do Congo, disse que se pretende transformar num espaço onde  o povo possa encontrar a sua cultura, quer seja peças líticas, etnográficas ou mesmo objectos recentes que contem a história real da província.

A equipa do Museu Nacional de Arqueologia foi ao município do Songo visitar a lagoa do Mufututu, várias grutas, pedra do Tedi-Tedi, no município do Bembe, entre outros locais historico-cultural.

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

PRA-JA Servir Angola capacita militantes na Lunda-Sul

 Sábado, 01 Março de 2025 | 15h09

Zelensky está no Reino Unido

 Sábado, 01 Março de 2025 | 14h05

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+