Uíge - Trinta e dois grupos teatrais angolanos e estrangeiros irão participar, de 7 de Junho a 7 Julho deste ano, na 10ª Edição do Festival Internacional de Teatro do Uíge (Festeauige), enquadrada nas comemorações dos 107 anos desde a elevação da antiga vila de Carmona à cidade do Uíge.
Trata-se dos grupos de teatro das províncias do Uíge, Luanda, Bengo, Benguela, Cuando Cubango, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Huíla, Lunda Norte, e Malange. Do estrangeiro, confirmaram grupos de Cabo-verde, Moçambique e da República Democrática do Congo.
Em declarações à ANGOP, nesta quarta-feira, o coordenador do Festeauige, Domingos Nicolau, explicou que o evento visa promover e massificar o teatro, dando vida ao lema: A cultura Fortalece a Nação, mais Cultura mais Angola”.
A presente edição do Festeauige, que vai decorrer em simultâneo no município de Negage, tem como o lema “Pela Unidade da Classe e pelo desenvolvimento da cultura , viva o teatro”.
Domingos Nicolau acrescentou que a inovação da presente edição cinge-se na inclusão de outras artes dentro da grelha de programação do festival, como é o caso da dança tradicional, música folclórica, assim como a realização da feira de artes e poesia.
A 10ª edição do Festeauige reserva, igualmente, a realização de palestras sobre o papel do teatro como instrumento de reeducação social, homenagens, oficinas de capacitação de actores, ensaios colectivos para trocas de experiências, mesa-redonda, debates, actividades solidárias, visitas a locais turísticos e exibições teatrais em espaços livre e convencionais, entre outros atractivos. EPP/JAR