Luanda - A concorrente Magda Mendes arrebatou, sexta-feira, em Luanda, o grande Prémio da Canção Sonangol da 27ª edição do Festival da Canção de Luanda e de melhor voz da noite.
Magda Mendes defendeu a canção "Tem vida aqui" e recebeu o valor de três milhões e 500 mil kwanzas, a ser repartido com o compositor que ficará com dois milhões de kwanzas.
A vencedora recebeu da organização um troféu e diploma de participação, enquanto para as categorias de melhor LAC Auditor, letra, produção, interprete, venceram Danny Moreira, Elio Papel, Cris Monteiro, Cirius Viber, respectivamente.
A gala de premiação, que aconteceu na casa Cultura e Artes, distinguiu os vencedores dessas categorias troféu com diploma de participação, uma guitarra e o valor de 500 mil kwanzas cada um.
A homenagem a Eduardo Paim aconteceu com uma rapsódia de alguns dos seus temas como "Curtir Lisboa", "São Saudades", "Foi Aqui", " Do Cayaya", "Vamos Fazer Como", "Tão Bela", "Meu Amor", "Rosa Baila", nas vozes de Walter Ananás e Ivan Alexei.
Eduardo Paim recebeu um quadro pintado com seu rosto e um troféu pelos seus feitos na música semba angolana.
Euclides da Lomba foi chamado ao palco e encantou o público com o seu sucesso "Jeito Atrevido".
Eduardo Paim disse ter sido gratificante e prestigiante ver seus temas interpretados por outros e sentir a energia positiva do público ao acompanhar a cantar as músicas.
Salientou que apesar de estar confortável com a interpretação, sentiu vontade de estar em palco.
Por sua vez, o ministro da Cultura, Filipe Zau, considerou a homenagem a Eduado Paim merecida, por ser um músico com uma grande trajectória, encorajando-o a prosseguir com o seu trabalho com a dignidade e qualidade que o caracteriza.
No seu entender, a iniciativa da LAC deve merecer maiores apoios, pelo que garantiu contribuir no âmbito da responsabilidade social do Ministério ou da Lei do Mecenato que está em revisão. SJ/SEC