Saurimo – A província da Lunda-Sul conta com 39 monumentos e sítios históricos inventariados, sete dos quais classificados como património cultural nacional, informou a chefe do departamento do Património Histórico e Autoridade Tradicional, Regina Pires.
Em declarações à ANGOP, por ocasião do 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a responsável referiu que dos monumentos e sítios controlados, constam a Delegação dos Correios, actual residência do Governador local, Igreja Católica da Nossa Senhora de Lurdes, Companhia da Diamang (ENDIAMA), Residência Protocolar da Antiga Diamang.
A responsável fez saber que estão a trabalhar com as administrações municipais, desde 2023, para a classificação de mais monumentos, sendo que até ao momento estão identificados, entre outros, a Igreja Católica, Missão Feminina de Camundambala, Cemitério Municipal de Saurimo, Administração de Xassengue e Cucumbi.
Quanto aos sítios históricos, Regina Pires disse que estão por classificar oito, com destaque para Kapochi, quedas do rio Luchixi, Sakufa e Mutango.
Destacou a importância da classificação destes locais, uma vez que preservados poderão atrair turistas e contribuir na arrecadação de receitas para os cofres do Estado.
Sublinhou que os monumentos e sítios históricos inventariados estão localizados nos quatro municípios da província, nomeadamente, Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo.
Criado pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), em 1982, o Dia Mundial dos Monumentos e Sítios assinala-se anualmente a 18 de Abril.
A data tem por objectivo destacar a importância dos monumentos e sítios na história e identidade dos povos, bem como apelar a sua preservação e valorização. EM/QB/OHA