Dundo - Os representantes da província da Lunda Norte no 1º Festival da Música e Dança Regional Leste “Ngeya”, a decorrer de 23 a 24 deste mês, no Luena (Moxico), vão, para além do Ngoma (batuque), exibir-se com o “Kakolondondo” , um instrumento musical tradicional em risco de extinção.
Feito de madeira e uma cabeça, o instrumento utilizado nas músicas clássicas da região, produz o som de uma guitarra e piano.
De acordo com o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, José Pinto, disse que a sua exibição visa a sua divulgação, preservação e valorização, evitando que o mesmo seja instinto no leque de instrumento.
Fez saber que o mesmo foi muito utilizado nas músicas folclóricas de artistas renomados do mercado nacional como Santos Catolica, Tony Nguxi, Gabriel Tchiema, agrupamento Sassânida Tchokwe Internacional, entre outros.
Acrescentou que os três grupos ( Cala Wesseque, Txaco Txa Utxoco e Maringa) vão também exibir-se com os ritual da Mucanda (circuncisão masculina), para além dos akixi (palhaços).
O evento que vai reunir 126 artista, servirá para ressaltar a dimensão da cultura do leste do país, sendo que a província do Moxico (anfitriã) estará representada com os grupos Nejas, Ihalo, Marimba Kayowe, bem como o Wino Wa Tembo e Nhamusso, enquanto a Lunda Sul participará com os Zango Tchissela, Mba Heza Mitingui e Kulimuka Tchiyanda.
Além de música e dança, o evento será marcado por exposição de produtos culinários, feira de artesanato, momento de reflexão sobre o estado atual da cultura na região.
O festival “Ngeya”, de iniciativa da Sociedade Mineira de Catoca, no âmbito do programa de responsabilidade social, decorrerá no complexo Turístico Monumento à Paz.
O projecto foi lançado de forma experimental, em Junho de 2022, na província da Lunda Norte. JVL/HD