Saurimo – A província da Lunda-Norte vai albergar a terceira edição do Ngeya, maior festival de manifestação cultural do leste do país, cujo testemunho foi hoje, domingo, em Saurimo, passado à governadora, Deolinda Satula Vilarinho.
Em declarações à imprensa, no final da segunda edição realizada em Saurimo, a governante mostrou-se satisfeita e prometeu isurpresas no que concerne as danças e músicas do folclórico da região Leste.
Sublinhou que na 3ª edição pretende convidar vários grupos da província do Cuando Cubango, visto que constituem um povo com a mesma cultura e deverão estar presentes para trocar experiências e apresentar o seu potencial.
De 28 a 29, o festival Ngeya decorreu sob lema “Unindo culturas e construindo lugares” e congregou mais de 20 mil pessoas, O evento foi marcado ainda com a realização de palestras sobre “Importância da preservação da Cultura” e “Sona e o seu Povo”.
Igualmente a exposição de obras dos artistas locais e um espectáculo músico cultural.
Outro ponto mais alto que alegrou o povo, foi a homenagem feita ao agrupamento musical Sassa Tchokwe Internacional pela organização que o atribuiu um valor de sete milhões kwanzas.
Ngeya (termo Cokwe que em português significa euforia ou festa) é um projecto patrocinado pela Sociedade Mineira de Catoca, no âmbito do programa de responsabilidade social, que visa resgatar o diálogo intercultural.
A primeira edição aconteceu em Junho de 2023, na cidade do Luena, província do Moxico. JW/YD