Luanda – Cerca de 700 participantes são esperados no 13º Festival do Dia Internacional do Jazz 2024, a decorrer de 30 de Abril a 1 de Maio deste ano, em Luanda.
A informação foi dada esta quarta-feira, em Luanda, pelo porta-voz do evento, Neto Júnior, quando apresentava a agenda do evento, a decorrer sob o lema “Amanhecer no Mundo: Juntos pelo Crescimento Inclusivo, Educando pela Arte”.
Entre os convidados, disse, destacam-se entidades públicas e privadas e outras entidades ligadas à cultura e arte angolana e internacional.
A fonte informou que o festival terá a participação de 34 artistas de renome internacional, provenientes dos Estados Unidos da América, França, Israel, Portugal, Itália, Brasil, Gâmbia e Rússia, que vão actuar com os artistas angolanos.
“Trata-se de uma iniciativa que reúne músicos de diversas origens geográficas e culturais, para uma fusão de sonoridades afro-brasileiras, do Oriente Médio, dos Balcãs e Árabes para expressar a riqueza da música que transcende fronteiras, conectando cidadãos de todo o mundo”, explicou o porta-voz, para quem a ideia é proporcionar uma experiência musical única de partilha de talentos e união.
No âmbito da Bienal de Luanda, a 13ª edição deste festival visa comemorar as festividades do estilo musical, que se assinala mundialmente no dia 30 de Abril, e promover a cultura de paz.
Concorre ainda para inspirar a geração actual e vindoura mediante mensagens de paz, esperança e progresso social, a serem transmitidas pelos artistas.
O Festival do Dia Internacional do Jazz é uma realização do Projecto ResiliArt Angola e resulta da parceria entre a UNESCO, a American Schools of Angola (ASA) e o Governo de Angola, por meio da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-Violência.EVC/OHA