Luanda – Sete bailarinos angolanos serão homenageados, de 24 a 25 de deste mês, na Liga Africana, em Luanda, num evento denominado Espectáculo das Estrelas, promovido pela Incrível África.
Os artistas a ser homenageados pelos seus feitos na dança em Angola são Rosimary Chaves "Gigi que Kuia", Helena Neto "Hellie Groove",Nilton Soares "Guime ZP", Luís Miguel "Luís Incrível", Euclides Moura "Tronchudo", José da Piedade "Único B" e Wilson Lázaro "Wi Pax Mustang".
Enquadrado no Projecto Arte de Dançar, segundo Nilton Soares "Guime Zp", que falava à ANGOP esta terça-feira, o Espectáculo das Estrelas visa despertar a classe sobre a importância de se produzir conteúdos que possam dinamizar, cada vez mais, a indústria criativa.
"Queremos mais uma vez ilustrar que com um trabalho, devidamente organizado, e com pessoas e instituições sérias (voltadas às artes cénicas), qualquer artista de dança deve e sempre será respeitado", asseverou.
Perfil dos artistas homenageados
Nilton Soares é bailarino, coreógrafo e liderou o grupo de danças Urbanas Zona Perigosa.
Luís Miguel é coreógrafo, bailarino, artista plástico, dramaturgo e fundador da Produtora Incrível África.
José da Piedade é professor de Língua portuguesa, bailarino, coreógrafo e dinamizador de pesquisas sobre o continente africano, promove o projecto artístico IMA IMOXI.
Euclides Moura é professor de dança no Complexo das Escolas de Arte (CEARTE), coreógrafo e dançarino. Tem formação superior em dança (feita numa das universidade do Brasil), e é vencedor de uma das edições do concurso de dança da televisão denominado Bounce.
Rosymari Chaves é bailarina, coreógrafa e membro do grupo de dança Kilandukilo. É uma das artistas de dança mais internacionais de Angola.
Helena Neto é bailarina, coreógrafa e professora de dança. Representou a Angola no Festival Idaeb (realizado no Brasil este ano).
Wilson Lázaro é o melhor popper de Angola. Conquistou por duas vezes o Campeonato de Popping na região da África Austral.
A produtora Incrível África existe desde 2009, tendo já promovido 400 shows de dança, com destaque para as peças "Maluco Consciente", "Fama", "Morrer Para", "Fragmentos de Kassamba" e "Vivendo contra o Vento". FMC/AC