Luanda - Uma colectânea com poemas de escritores membros da União dos Escritores Angolanos intitulada "100 poemas para Agostinho Neto" foi lançada, esta sexta-feira, em Luanda.
A obra, que conta com o contributo de 27 poetas, é um discurso poético em homenagem a Agostinho Neto e gira em volta da valorização de aspectos culturais de Angola.
O livro de poemas com 148 páginas teve uma tiragem de mil exemplares e está a ser comercializado ao preço de dois mil kwanzas.
O lançamento da obra, de 100 poemas, aconteceu no Memorial Dr. Agostinho Neto e esteve inserido nas actividades comemorativas ao Dia da Cultura, assinalado a 8 de Janeiro.
Na cerimónia de lançamento o PCA do Memorial, António Fonseca, disse que o propósito do evento é homenagear o legado, histórico, cultural e literário de Agostinho Neto.
"Séria importante o livro fazer parte do sistema de ensino, de modo a incentivar as novas gerações ao gosto pela leitura, "referiu.
Por sua vez, o presidente da Fundação Sagrada Esperança, Roberto de Almeida, referiu que a homenagem é muito significativa, por ter reunido vários escritores poetas.
Com dois poemas no livro, Roberto de Almeida sublinhou que as homenagens ao primeiro presidente angolano, Agostinho Neto, irão continuar enquanto existir Angola.
António Agostinho Neto nasceu aos 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane (Icolo e Bengo), e faleceu a 10 de Setembro de 1979.
Como primeiro Presidente de Angola proclamou a Independência do país do então jugo colonial português, a 11 de Novembro de 1975.