Luanda - Um livro intitulado "Cronicando com a participação Criminosa - Crónicas e artigos jurídico-criminal de um cidadão livre", da autoria do jurista angolano Marcelino Baptista, foi lançado hoje (sexta-feira), na capital do país.
A obra, primeira de género do também magistrado do Ministério Público, tem 162 páginas e contém importantes ferramentas para o leitor, divididas em duas partes, sendo que a primeira apresenta crónicas e a segunda artigos.
Falando à ANGOP, Marcelino Baptista disse que na parte da crónica foram reflectidos diversos temas da sociedade e do quotidiano, discorrendo sobre a família, vicissitudes que o estudante de direito passa na academia e temas com pendor religioso.
Avançou que o leitor pode encontrar matérias do âmbito do direito numa linguagem coloquial, simples e literária, utilizando os recursos estilísticos sem perder o rigor técnico e científico, porque existem muitas dificuldades das pessoas entenderem os chamados “juridiqueis” ( linguagem pesada).
Disse ter abordado também o papel do Ministério Público como fiscal da legalidade.
Segundo o jurista, este livro foi concebido para estudantes, profissionais de direito, sociólogos, psicólogos, religiosos, entre outros.
Marcolino Baptista é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola, nas especialidades de Jurídico-forense e Jurídico-económico.
É pós-graduado em Direito Penal e Medicina: Questões actuais e perenes, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal.
É magistrado do Ministério Público do Foro Militar, colocado na Procuradoria Militar da 6ª Divisão da Região Militar Sul (Matala - Huíla). PLA/SEC/ART