Cuito – Jovens de vários estractos da sociedade biena participam desde hoje, na cidade do Cuito, num festival de artes, que visa incentivar o empreendedorismo através das diversas formas de expressão artística.
Numa iniciativa da ONG People In Need (PIN), em parceria com a Associação dos Jovens Movidos por Angola (Ajoma) e o Gabinete Provincial da Juventude e Desportos, o festival de artes (FesArt) está a ser realizado no âmbito do projecto Juventude para Mudança, implementado pela PIN nas províncias do Bié e Huíla.
O chefe adjunto da missão da People In Need em Angola, Kaiphas Kakoma, salientou que o certame tem como objectivo empoderar os jovens para que se tornem cidadãos activos e contribuam para o desenvolvimento do país.
Kaifa Cacoma disse ainda que as acções da PIN não estão apenas viradas para actividades de desenvolvimento, mas também que contribuam no crescimento artístico-cultural.
Durante dois dias, os participantes vão discutir temas de interesse social, nomeadamente a arte como forma de resgate dos valores éticos e morais e promoção da cidadania, os desafios da arte no contexto tecnológico, bem como a manifestação cultural e desenvolvimento socioeconómico através da arte.
Durante o festival, serão exibidas várias danças, músicas, poesias, teatro, desfile de moda, entre outras.