Luanda — Várias actividades recreativas e culturais decorrem desde hoje, quinta-feira, até o dia 9 do corrente mês, em todo o país, no âmbito do Dia Nacional da Cultura (08 de Janeiro).
A jornada contempla temas musicais, recital de poesia e outorga de diplomas de mérito a artistas que contribuem no desenvolvilmento da cultura nacional.
Ao presidir a abertura das actividades, o ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, sublinhou que a referida data será comemorada em homenagem ao Centenário do fundador da Nação, Agostinho Neto, celebrado em Setembro de 2022.
Referiu que os ideias do primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, devem servir de diretrizes para o desenvolvimento da cultura.
"A estratégia do primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, de edificação da cultura nacional como factor de unidade é fundamental para o desenvolvimento do sector", salientou.
Filipe Zau destacou, por outro lado, como prioridades para o ano de 2023, a construção do Palácio da Música, para dar mais dignidades aos artistas, bem como do Memorial Ngola e Teka Dia kinda.
O dia da cultura nacional, foi instituído em 1979, por ocasião do primeiro discurso sobre a Cultura Nacional proferido pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, durante a tomada de posse dos corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos (UEA).