Ramiros - “Os Passos Decisivos da Rainha Njinga” é o título da mais recente obra literária do escritor angolano John Bella, a ser apresentada sexta-feira, dia 3, em Luanda, depois de ter lançado "Os Primeiros Passos da Rainha Njinga” e "O Regresso da Rainha Njinga”.
De acordo com o autor, este terceiro livro faz parte da epopeia, entre 1630 a 1641, que compreende a conquista da Matamba e a tomada de Luanda pelos holandeses.
A obra, refere, apresenta as acirradas batalhas, os acordos, as estratégias de guerra e paz, a sapiência e inteligência desta mulher, com um percurso inigualável na História de Angola.
Em declarações à ANGOP, fez saber que se trata de uma um romance com mais de quinhentas páginas, focado na vida da rainha Njinga, a soberana do reinos do Ndongo e da Matamba e conta com a chancela da Editora das Letras, em parceria com a União dos Escritores Angolano ( UEA ).
Numa primeira fase, confirmou, vão estar disponíveis três mil exemplares do livro, que conta com ilustração de capa do artista plástico Nelo Tumbula e prefácio da escritora e historiadora brasileira Mariana Bracks Fonseca.
John Bella adiantou ainda, que além de Luanda a obra será apresentada nas províncias de Malanje, Cabinda e Cuanza Norte.
Os dois livros valeram ao escritor reconhecimento a nível nacional e internacional, como Diploma de Personalidade de Importância Cultural, na Bahia, Brasil, entre outros prémios e distinções.
John Bella, pseudónimo literário de Jorge Marques Bela, nasceu no Sambizanga, em Luanda. É membro da União dos Escritores Angolanos e secretário-geral adjunto da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA).
Sociólogo de profissão, lecciona desde 1988 no ensino Pré-Universitário em Luanda. Publicou vários livros de poemas, destacando-se “Água da Vida” (1995), “Panelas Cozinharam Madrugadas” (2001), “A Lenda do Gato e o Rato (2007), “As Orelhas do Coelho Hélio” (2008), “O Rei Sou Eu!” (2010), entre outros.