Luanda - O Instituto Angolano da Juventude (IAJ) realiza, a partir de sábado, em Luanda, a IV Mostra Nacional de Jovens Criadores Angolanos , 2022, com vista a participação de Angola na X edição da Bienal da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Cabo Verde.
Segundo o director do instituto, José Mateus, nessa quarta edição são esperados 200 expositores de todo país e vai servir ainda para promover a criatividade, inovação artística e o empreendedorismo cultural dos jovens.
A Mostra é um festival de jovens artistas realizado anualmente, desde 2013 e este ano vai acontecer nos dias cinco e seis do mês em curso.
José Mateus explicou, em conferência de Imprensa, que a mesma visa perspectivar a preparação dos melhores jovens criadores para representar o país condignamente em Cabo Verde.
Disse que tem como objectivo de promover um ensaio geral preparatório, exercitar a organização e a moldura técnica-artista que se pretende exibir na referida bienal da CPLP.
"Como o nome indica, a quarta mostra é de âmbito nacional, e deverá abranger representantes das 18 províncias do país", referiu.
Nessa mostra, prosseguiu, participarão jovens criadores nacionais, que nunca tenham participado em anteriores edições e convidados pelo Ministério da Juventude e Desportos, através do IAJ e dos gabinetes provinciais.
O responsável acrescentou que nestes dois dias estarão expostos varias obras de artistas plásticos, fotógrafos, estilistas, desingnrs, produtores artísticos, entre outros.