Luanda – Um livro intitulado “A Cassola e o monstro” da autoria de Isaura Teixeira Afonso foi lançado hoje, sábado, em Luanda.
Com uma tiragem de duas mil cópias, a obra fala de uma menina, Cassola, que mostra que mesmo as crianças podem fazer grandes coisas, mas para isso precisam apostar nos estudos.
À ANGOP, Isaura Afonso, de 13 anos de idade, fez saber que gosta de escrever e ler desde os 7 anos, e sempre gostava de ir à biblioteca depois das aulas e percebeu que a maior parte do livros infantis são escritos por adultos.
Aos dez anos decidiu escrever o actual livro, sem muita fé que pudesse ser editado e publicado, tendo sido incentivada pela família e colegas, em particular o pai, que buscou patrocínios para que o livro fosse hoje lançado.
Às vésperas do dia da criança africana (16 de Junho) apelou às crianças para continuarem a ler e a estudar.
À ANGOP, o pai da menina, Manuel Afonso explicou que até a ausência do tio da filha que a levava às feiras de livros e incentivava o gosto pela leitura e escrita, não tinha noção da veia literária da pequena.
O tio pediu que o pai fizesse algo para não matar o sonho da menina que o apresentou o livro já escrito, pelo que iniciou a busca de patrocínios que culminaram com o resultado final de hoje.
Por sua vez, Neid Guimarães, directora comercial da Imprensa Nacional, responsável pela edição e produção gráfica, informou que a instituição, enquanto gráfica e editora oficial do Estado, está a promover os novos talentos, no que à escrita diz respeito.
Explicou que muitos autores para lançarem os seus livros devem ir a uma editora e pagar a impressão. Com a imprensa nacional as obras são produzidas com custos próprios, depois da venda é feita a partilha dos lucros, tudo com a intenção de promover o acervo cultural nacional.
Isaura Teixeira Afonso, nasceu em Luanda aos 9 de Abril de 2011, e é estudante da 7ª Classe no Colégio Mundo Novo, onde foi galardoada com o certificado de mérito na 6ª Classe.
Venceu o concurso da feira do livro, realizada na rádio LAC, foi finalista do concurso de redacção e desenho com o tema "Plantemos os alimentos e não o tabaco", realizado pelo Ministério da Saúde, autora do jogo infantil "A casa da loucura".
Aos cinco anos de idade foi condecorada com o certificado de mérito, criança do ano na E.B.F (Escola Bíblica de Férias) na Igreja Metodista Unida da Nova Estrela. PA