Ondjiva - Vinte e seis grupos carnavalescos, nas categorias de adultos e infantis, foram inscritos pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Cunene para participarem do Carnaval 2023.
Dos grupos, 15 são de adultos e 11 infantis, conforme fez saber esta quarta-feira à ANGOP, o director da cultura no Cunene, Nelson Ndemulikuata.
De acordo com o responsável, actualmente os grupos encontram-se na fase de ensaios, para os desfiles municipais, e os vencedores de cada categoria irão participar do desfile provincial a decorrer no próximo dia 21 do mês em curso, em Ondjva.
Em termo de apoio, o responsável disse que até ao momento aguarda-se resposta do Ministério da Cultura e Turismo (Mincultur) que solicitou o reenvio das coordenadas bancárias, onde serão alocados os valores para o apoio aos grupos e os prémios dos vencedores.
Sem precisar dados, disse que os grupos terão apoio logístico tão logo for desbloqueada a questão financeira, visando uma participação condigna no certame.
Nelson Ndemulikuata disse que após a pandemia da Covid-19, o país volta a realizar o tradicional Carnaval de rua, onde aguarda-se uma moldura elevada de foliões que estão a participar dos ensaios
“Em termo de representatividade prevê-se um Carnaval bastante competitivo e participativo, com um número de 100 a 150 integrantes por grupos", sustentou.
O Carnaval de 2021, no qual participaram 11 grupos, foi conquistado pelo Grupo Vermelho, do município do Cuanhama, na Classe de Adultos, enquanto os Candengues da Paz, de Ombadja, sagrou-se vencedor em infantil.