Luanda – Uma exposição colectiva de artistas plásticos, denominada “De mãos dadas rumo ao futuro”, foi inaugurada, esta terça-feira, em Luanda, numa iniciativa da Fundação Pirâmide.
A exibição, disponível até ao dia 15 de Janeiro de 2023, é composta pelas obras dos artistas Álvaro Maciera, Adão Mussungo, Bolondo Mbongo, Júlio Mbaki, Jeovane Tadi, Lema Yuma, Mpambukidi Nlunfidi, Matondo Alberto, Masongi Afonso, Marley Nkosi, Nemias Kiala, Pemba, Pedro Masisa, Surene Fernanda, Tata Bernado e Van.
Falando à imprensa em representação dos artistas e da fundação, Mpambukidi Nlunfidi considerou ser uma mega exposição que conta com 75 obras, entre quadros e esculturas, numa mistura de criadores jovens e mais velhos.
Explicou que a mesma tem como objectivo apoiar o 8º aniversário da Fundação Pirâmide naquilo que tem sido o seu contributo em ajudas sociais que tem prestado a pessoas carenciadas.
Salientou não ter sido difícil congregar vários artistas num só ambiente, pelo que se sente satisfeito com a qualidade dos artistas de renome cujas obras estão patentes no evento.
Na ocasião, o embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, que visitou a apresentação das obras, destacou como interessante o momento por ter variedas temáticas que exploram, expressam e interpretam a diversidade cultural nacional.
No seu entender, é importante manifestar e mostrar a cultura do país, não só a nível interno como externo também, pelo que podem promover a ida de artistas em fóruns internacionais como no Quénia, por estes terem qualidade necessária para serem apresentados nestes locais.