Uíge - O grupo coral Lenvu da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA) venceu na noite de domingo, na cidade do Uíge, a I edição do festival provincial de grupos corais, promovido pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Uíge.
O segundo classificado foi o coro CEDOC, da Igreja Reformada de Angola (IERA), em terceiro ficou o grupo coral Santa Cruz, da igreja Anglicana, em quarto lugar o grupo União Jovens em Cristo Catecismo de Jesus.
O grupo vencedor recebeu 200 mil kwanzas, o segundo 175 mil kz, enquanto que o terceiro e o quarto receberam 150 e 65 mil kwanzas, respectivamente.
Ao pronunciar-se no acto, o governador Provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, destacou o papel evangélico da igreja na educação cívica e moral da sociedade, visando a construção de uma Angola melhor.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Manuel João, afirmou que a primeira edição do festival vem acrescentar o valor do trabalho que as igrejas têm estado a fazer nesta região do país.
O festival apurou 16 coros que vão participar na gravação da primeira coletânea discográfica, no próximo mês de Junho, e que contará com o apoio do Governo local.
O evento juntou um total de 1.580 coristas de várias confissões religiosas, sedeadas na cidade do Uige.