Lubango - Cento e 31 grupos carnavalescos, entre de adultos e de infantis, representando cinco dos 14 municípios da Huíla estão inscritos para o desfile provincial da edição 2023 do Carnaval, que regressa após dois anos de interregno devido a pandemia da covid-19.
A última edição do Carnaval, em 2021, foi marcada por uma homenagem a seis grupos carnavalescos de adultos e de infantis que mais se destacaram nos últimos dez anos na província da Huíla, com destaque para o Etapa Lutuima, da Humpata, o Ouro Negro da Tunfavala, Ferrovia “B”, Piós da 1º de Dezembro, Samora Machel e Twendey.
Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, o presidente da Cooperativa Cultural, Pedro Mussunda, fez saber que o desfile provincial vai acontecer na praça João Paulo II, no Lubango, sendo que do número de grupos inscritos serão apurados 20, 13 deles de infantis, cinco de adultos e dois blocos de animação.
Já os restantes municípios, conforme a fonte, nomeadamente o dos Gambos e o da Cacula, virão apenas com grupos de adultos, enquanto a Chibia e Humpata trazem das duas categorias.
"Estamos num processo de retorno ao desfile provincial, os recursos ainda não estão disponíveis, pelo que pensamos que venham ao acto provincial cinco municípios", realçou, explicando que para realizar a festa são necessários 32 milhões de kwanzas.