Luanda - A peça teatral denominada "A Mulher sem Defeito", do grupo Horizonte Nzinga Mbande, estreia nos dias 27, 28 e 29 deste mês.
A informação foi avançada nesta segunda-feira, em Luanda, pelo director desse grupo cultural, Adelino Caracol.
Ao falar à Angop, Adelino Caracol afirmou que a iniciativa teatral enquadra-se nas celebrações do Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, que se assinala na próxima quarta-feira (25).
A peça, cujo enredo aconselha os casais a pautar por uma boa conduta, será exibida em duas sessões (16 e 19 horas), durante três dias.
Acrescentou que a encenação mostra os vários ângulos sobre o que o casal vê um no outro, desde defeito, entre outras qualidades, que afectam as famílias e a vida conjugal.
Explicou que desde a reabertura das salas de teatro já foram realizadas quatro semanas de apresentação, com uma média de participação de 35 pessoas, numa sala de 110 pessoas.
Para o efeito, a sala de teatro deste grupo de referência nacional, localizada na escola Njinga a Mbande, cumpre com o distanciamento físico, higienização das mãos e o uso obrigatório de máscara facial.
Adelino Caracol apontou ainda da necessidade de haver políticas de apoio à actividade cultural, uma medida que vai desenvolver essa indústria no país.
Os desafios do grupo passam por apostar na produção de sérias e a exibição de lives, numa fase em que o país e o mundo enfrentam à Covid-19.
Explicou que apesar da Covid-19, a actividade teatral deve continuar e deve ser encarada apenas como lazer, mas uma profissão que emprega e seja rentável.
O grupo Horizonte Njinga a Mbande, criado há 34 anos, tem mais de 50 peças de teatro e congrega 56 artistas, desde infantil, núcleo de formação e o grupo A.