Lubango - A edição 2022 do Carnaval da Huíla fica marcada com uma homenagem às 21 vítimas mortais do acidente do entrudo de 2005, ocorrido no complexo turístico e desportivo de “Nossa Senhora do Monte”, no Lubango.
O evento está agendado para o dia um de Março, próximo e surge depois da reverência feita aos sobreviventes há um ano.
No acidente em que um camião desgovernado que saía do Namibe despistou-se e arrastou tudo que encontrou pela frente, incluíndo foliões, do qual resultaram 21 mortos e 70 feridos., quando estava em curso o desfile de grupos de infantis.
A informação foi hoje, terça-feira, prestada à ANGOP, nesta cidade, pelo chefe de departamento cultural, do gabinete provincial de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto da Huíla, Bernardino Hafeny Gabriel.
O responsável realçou que dada a fase pandémica da Covid-19 que o país vive, entendeu-se fazer-se uma homenagem às vítimas, ao contrario dos desfiles de praxe, para se evitar aglomerados que podem ser portas para propagação da doença.
Detalhou que essa homenagem vai congregar governantes, responsáveis de grupos e familiares, que deverão rumar ao local do desastre para deposição de flores.
Nesta senda, apesar de não avançar o valor global alocado para actividade, porque aguardam ainda um pronunciamento de nível da comissão Central, disse que programa de homenagem será antecedido de um ciclo de encontros com responsáveis dos mais variados grupos carnavalescos província.
Outra actividade inscrita no programa têm a ver com a abertura do 1º ciclo de formação de dança, com oficina de coreografias, expressão corporal e direcção artística a 30 jovens de diferentes conjuntos.