Luanda - O músico Dom Caetano foi homenageado, domingo, no encerramento da temporada 2023 do “Muzonguê da Tradição”, pelo seu contributo na divulgação e preservação da música angolana.
O encontro que reúne artistas nacionais que marcaram momentos importantes da história da música popular angolana, contou ainda com as presenças da Banda Movimento, Calabeto, Augusto Chacaya e Maya Cool.
Ao seu estilo peculiar, Dom Caetano pôs voz ao microfone e interpretou várias musicas do seu repretorio, não deixando de parte o poema de Agostinho Neto, "A hora da largada".
Dom Caetano disse que continuará ser o participe da cultura angolana, tendo como função passar o legado a nova geração.
O pé de dança, acompanhado com a degustação de vários pratos e quitutes da terra, levou aos presentes numa viagem ao passado, num ambiente agradável de amigos.
Este ano ficou marcado por poucas realizações do projecto, sendo que a primeira edição de 2023 aconteceu apenas em Maio, com Os Kiezos, Calabeto, Robertinho, Augusto Chacayá, Eddy Tussa, Fiel Didi, Lolito da Paixão e Suzanito, e em Julho esteve a Orquestra Os Jovens do Prenda.
A presença das Gingas do Maculusso, Lulas da Paixão, Tony do Fumo Filho e Banda Movimento, ocorreu no passado mês de 29 de Outubro.
O “Muzonguê da Tradição” é um programa que arrancou em Fevereiro de 2007, com o objectivo de promoção, divulgação e valorização da música angolana. Na fase inicial o evento teve a parceria da Rádio Nacional de Angola, com o projecto Caldo do Poeira. ANM/ART