Saurimo – O historiador e docente universitário, Zacarias Sacawanga, defendeu esta quarta-feira, a construção de um museu na cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, para a conservação e preservação do acervo cultural da região.
Intervindo numa mesa redonda sobre “Manifestações culturais antes e depois da Independência Nacional”, por ocasião do Dia da Cultura Nacional, que hoje se assinala, Zacarias Sacawanga, realçou que a construção de um museu vai facilitar a pesquisa científica sobre os hábitos e costumes do povo da região, por parte da comunidade académica.
Segundo o historiador, a implementação de um museu na região deve ser prioridade no sector da Cultura, "com vista a gerir melhor e a conservar o património cultural Cokwe, desde os hábitos, dança, escultura, música, entre outras manifestações culturais".
Por seu turno, o director do Gabinete provincial da Cultura, Nelson Muiuca, referiu que apesar da inexistência de um museu para guarnecer o acervo cultural da região, existem espaços para a conservação e preservação do mesmo.
Garantiu que o Governo da Lunda-Sul, tem estado a mobilizar recursos financeiros para a construção de um museu, casa da cultura e bibliotecas.
Nelson Muiuca, apelou os artistas no sentido de continuarem a divulgar e preservar a música e dança txianda, bem como os instrumento musical Quissanje, recentemente elevados à Património Cultural Nacional.
O Dia da Cultura Nacional foi adoptado, em Novembro de 1986, em homenagem ao discurso sobre a Cultura Nacional proferido pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, em 1979, durante a tomada de posse dos corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.JW/HD