Luanda - O artista plástico Hildebrando de Melo “HdM” vai representar Angola na XV Bienal de Havana (Cuba), a decorrer de 15 de Novembro deste ano a 28 de Fevereiro de 2025.
A informação foi avançada, esta quinta-feira, à ANGOP, pelo artista, adiantando que durante o certame vai brindar o público com uma exposição intitulada "Monstros financeiros", uma narrativa que descreve como as grandes potências mundiais movimentam a economia para manipular as nações mais vulneráveis
“Estou bastante satisfeito por participar neste evento, que vai permitir apresentar em um mural a minha obra pictórica. A Bienal será desafiante tendo em conta a qualidade dos participantes, razão pela qual vou procurar dar o meu melhor para representar bem Angola, que tem fortes relações históricas com este país sul-americano”, salientou.
Informou que a apresentação da obra será da responsabilidade da crítica de arte Nathalie Mesa Sánchez, de nacionalidade cubana.
Natural do município do Bailundo, província do Huambo, Hildebrando de Melo formou-se em pintura na Associação das Lameiras, em Vila Nova de Famalicão, Portugal, onde começou a expor em 1993.
Foi vencedor do concurso ENSARTE 2004, na categoria Juventude, e do concurso SONA Desenhos na Areia, em Luanda.
Participou em dezenas de exposições colectivas e individuais em Angola, África do Sul, Alemanha, Estados Unidos da América e Portugal.EH/MCN