Luanda - “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola”, título da segunda obra do general Higino Carneiro, será lançada, na próxima sexta-feira, em Luanda, anunciou hoje o autor, através de uma nota de imprensa.
O livro que será apresentada pelo tenente-general Miguel Júnior “Michel”, é um trabalho escrito em 544 páginas e divido em 11 capítulos, refere.
Coube ao general João Luís Neto “Xietu”, explica, fazer o prefácio do livro que conta os meandros das grandes batalhas por quem testemunhou e viveu os momentos de angustia e de incerteza nas batalhas de Ntó, Luanda, Luena, Kifangondo, Ebo, Cangamba, entre outras.
O documento faz menção que Higino Carneiro traz uma sequência de acontecimentos que serve para o enriquecimento do mosaico-político angolano.
Dados do autor
Francisco Higino Lopes Carneiro nasceu no dia 8 de Julho de 1955 em Calulo, Libolo, província do Cuanza Sul, autor do livro “Memórias, Soldado da Pátria”.
Descrito como "o senhor negociador da paz", tendo ao longo do seu percurso integrado as delegações governamentais nas negociações com a UNITA, em acordos como o de Alto Cauango (Moxico), em 1991, que deu origem a vários outros para o alcance da paz definitiva no país.
Participou em quase todos os processos ou iniciativas para a paz em Angola, ocupou vários cargos no aparelho do Estado e das Forças Armadas, com destaque para o de vice-presidente da Assembleia Nacional, funções de ministro das Obras Públicas, vice-ministro Sem Pasta para o Processo de Paz e da Administração do Território, bem como Governador das províncias do Cuanza Sul, Cuando Cubango e de Luanda.