Luanda - Os escritores angolano e tsuanesa, Henrique Sungo e Paula Otukile, vão lançar no dia 17 deste mês, no Palácio de Ferro, em Luanda, a sua primeira obra literária conjunta intitulada "Minhas Roupas, Minhas Raízes.
Em declarações à ANGOP, esta quarta-feira, Henrique Sungo fez saber que a obra infanto-juvenil explora a riqueza e a beleza das vestimentas africanas e o seu valor na identidade cultural de cada povo.
Explicou que o livro narra a história de uma menina chamada Malaika, que é corajosa e fanática pelas roupas africanas, que vive com os pais nas urbanizações de Gaborone, no Botswana.
Continuou dizendo que mais tarde Malaika fica ansiosa com a promessa de ir comprar algumas roupas com o seu pai, que a leva a embarcar num sonho cheio de aventura, onde passa por vários países mantendo a identidade cultural das suas roupas.
Referiu que a obra é fruto de uma pesquisa realizada pela escritora Paula Otukile para identificar os vários tipos de roupa africana, sobretudo de países como Botswana, Nigéria, África do Sul e Suazilândia.
Frisou que o projecto começou há mais de um ano, para dar um outro ar à literatura angolana, foi motivado por questões educacionais e para mostrar à sociedade que se deve dar mais ênfase, carinho e apostar nas vestimentas africanas.
Disse que, assim como cada país tem a sua identidade cultural, é importante ensinar às crianças o valor e o respeito pela cultura de outros povos”.
O artista afirmou que a ideia é levar as estórias contadas no livro para os cinemas, pretensão que se materializa no próximo ano.
Adiantou que "Minhas Roupas, Minhas Raízes" vai ser comercializado ao preço de cinco mil kwanzas (5.000.00), está composta por 76 páginas, escrita em português e inglês, estando disponíveis para esta edição 500 cópias, apesar de admitir haver muita solicitação dentro e fora do país.
Salientou que a mesma conta com a participação do escritor Beni Dya Mbaxi (pseudônimo de Bernardo Sebastião Afonso), Esanju Lukende e do ilustrador angolano Mbona Paulo. SJ/ART