Lubango - Trinta e sete grupos de danças tradicionais representados em dez províncias do país, exibem todos dias vários tipos tradicionais e folclóricos na Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), com destaque para alguns trazidos pelas representações de Luanda e Huambo.
Trata-se de danças que carregam manifestações populares e significados de populações angolanas, como sendo um património imaterial e a sua herança histórico-cultural presentes em cada uma das regiões de Benguela, Huambo, Moxico, Luanda, Namibe, Cunene, Cuando Cubango, Lundas Norte e Sul, assim como da Huíla.
Em declarações hoje, sábado, à ANGOP, no Lubango, a chefe de departamento de acção cultural do gabinete local da cultura, turismo, juventude e desportos, Elisandra Catraio, sublinhou que os grupos, cada um na sua Stand, está a proporcionar formas mais diversificadas de manifestação cultural, através de movimentos artísticos.
Fez saber que o local da feira serviu também de encontros onde os grupos tradicionais e folclóricos estão a conseguir partilhar a sua experiência no domínio das diferentes danças identitárias, algo que não acontece sempre.
“Uma das importâncias destas manifestações, neste certame, passa pelos mesmos grupos tradicionais estarem a partilhar os traços culturais, incluindo as potencialidades económicas, contribuindo para o crescimento da cultura em Angola”, disse. JT/MS