Ndalatando - Grupos carnavalescos na província do Cuanza-Norte clamam por maior apoio do empresariado para uma melhor organização do carnaval, maior festa cultural do país.
Contactados pela ANGOP, organizadores da maior festa da cultura nacional consideram que o Governo Provincial não deve ser a única entidade financiadora do carnaval, constatando-se a falta de iniciativas e envolvimento de instituições privadas.
A colaboração dos empresários, afirmaram, poderá contribuir, igualmente, para que publicitem as suas marcas, produtos e actividades.
O comandante do grupo União Xá de Caxinde, Francisco da Paixão, considerou de insuficiente o apoio de 200 mil kwanzas do Governo, face aos custos da indumentária, alegoria e outros meios para a exibição no entrudo.
Por falta de mais apoio, disse, a agremiação recorreu à contribuição dos seus integrantes para gastos adicionais.
No que toca ao desfile, fez saber que o grupo vai exibir o historial da batalha do Cuito Cuanaval e o impacto do Programa Água para Todos na vida das populações.
Já o comandante do grupo associados da Camundai, Gilberto Quissassa, contou que o grupo enfrentou várias dificuldades para participar no carnaval por escassez de recursos.
"O grupo viu-se a braços para a confecção da indumentária, elaborada a base de raízes de trepadeiras, que exige recursos avultados para a mobilização de homens e meios para a recolha da matéria prima em matas longínquas", salientou.
Referiu que apesar das dificuldades, o grupo vai manter a sua presença na maior festa da cultura nacional, com a aposta na preservação da mística da sua fundação, baseada no uso de trajes que representam a tradição e cultura local.
Para o desfile provincial da classe A, de adultos, que está a decorrer hoje, terça-feira, no Largo das Escolas de Ndalatando, o Governo do Cuanza Norte tem reservado um valor de AKZ cinco milhões para premiação dos três primeiros classificados.
O desfile conta com a participação de 11 grupos competitivos e três blocos de animação da sede provincial e oriundos de vários municípios.LJ/IMA/ASS