Viana - Os grupos carnavalescos Njinga a Mbandi (adulto e infantil), União Twabixila e Juventude Unidos do Capalanga, município de Viana, em Luanda estão actualmente engajados nos ensaios com vista a uma representação simbólica desta circunscrição no Entrudo deste ano, a decorrer na Marginal.
Na sede de cada um dos grupos, foi possível notar a dedicação, bem como o espírito harmonioso por parte dos seus integrantes para uma demonstração salutar durante o Carnaval.
Em declarações à imprensa, o presidente do grupo carnavalesco União Njinga a Mbandi, António Domingos “Tony Mulato”, realçou que actualmente estão afinar as “baterias” para que no devido momento possam mais uma vez demonstrar o seu potencial.
Referiu que o público vai poder verificar os dotes do Njinga a Mbandi de ontem, assim como do presente.
Concernente a vitória, aquele responsável assegurou que vai a Marginal para competir e conseguir o maior número de pontos para ser vencedor.
Afirmou que este ano, o grupo infantil vai homenagear a rainha Njinga a Mbandi e os adultos vão destacar a figura do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto.
O grupo União Njinga a Mbandi foi fundado ao 22 de Março de 1979, tem como presidente, António Domingos “Tony Mulato”, o rei é Adão Victor, e a rainha é Maria Salvador, dançam o estilo Cabecinha.
Depois de vencer a edição 2012 na classe B, em 2013 e em 2016 foi o vencedor na classe A.
União Twabixila
Por sua vez, o porta-voz da União Twabixila, Garrido Francisco, afirmou que estão com muita energia para dançar o Carnaval, depois de dois anos sem poderem se exibir na marginal devido a pandemia da Covid-19 que assolou o mundo.
Fez saber, que pelo trabalho, dedicação e empenho por parte dos seus integrantes a intenção é ocupar o primeiro lugar, tendo apostado numa canção que visa alertar os homens e as mulheres sobre os riscos de manter duas relações, que será dançada no estilo Dizanda.
Quanto ao número de integrantes, pretendem levar 300 pessoas, já inscritas, enquanto a falange de apoio rondará a volta de 400 elementos.
O grupo União Twabixila foi fundado no dia 01 de Janeiro de 2008, tem como presidente, Teresa Francisco, o rei, Zito Ngola, a rainha, Maria Beatriz, e o comandante é Benezito Seque e já arrecadou três prémios na classe B (2012, 2018 e 2020).
Juventude Unida do Capalanga
Já o comandante do grupo carnavalesco Juventude Unida do Capalanga, Francisco Saidi, que vão concorrer na classe B com o estilo de dança Kazucuta, disse vão procurar levar a Marginal as reais cores que definem o Carnaval e exibir-se de modo a convencer o júri para ascender a classe A.
O responsável mostrou-se solidário com o trabalho que tem sido desenvolvido pelos vários grupos carnavalescos do município satélite de Luanda e espera que fruto deste empenho Viana consiga arrecadar prémios nas três classes em que concorrem (infantil, A e B).
O grupo Juventude Unida do Capalanga foi fundado aos 14 de Abril de 2010, tem como presidente Eugénio Filipe “Man Geni”, o comandante chama-se Francisco Saidi, o rei é Francisco Filipe, a rainha é Isabel Filipe, a canção para este ano é “Makalakadi” que destaca uma homenagem aos trabalhadores.
Já foram vencedores na classe B nos anos 2011, 2012 e 2017.
Sobre os apoios, todos os grupos estão a trabalhar com meios próprios, aguardando a qualquer momento pelos apoios institucionais.
O Carnaval, a decorrer entre os dias 18, 19 e 21 do mês em curso em todo o país, vai contar em Luanda com 13 grupos na classe A, 16 na infantil e 15 na classe B.
O município de Viana integra os distritos urbanos do Zango, Baia, Vila Flor, Kikuxi, Vila/Sede, Estalagem e a comuna de Calumbo.