Ndalatando – Cinco grupos carnavalescos e seis blocos de animação estão inscritos para o desfile provincial do Carnaval, na província do Cuanza Norte.
Os grupos com a participação confirmada são os cinco primeiros classificados da edição 2020 - União Chá de Caxinde (município do Cazengo), Kuditemo (Samba Cajú), Estrelas de Cacesse (Cambambe), Cruzeiro (Golungo Alto) e União dos Camponeses (Cazengo).
Vão participar no entrudo os blocos de animação Turma dos Kotas, 4 de Fevereiro, VCBC, Colectivo de Arte Twa Sanguluka (Estamos Alegres), Desportivo do Bairro 11 de Novembro e os Escagalhadora.
Além destes, o desfile provincial vai contar com 10 grupos saídos das fases municipais.
Segundo o responsável do Departamento para a Acção Cultural, da Direcção Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Olímpio Marques, alguns municípios podem ser representados por mais de um grupo.
Para prémio, a organização tem disponível 600 mil para o grupo vencedor, 500 mil para o segundo classificado e 400 mil para o terceiro, bem como prémios de participação para outros grupos.
Olímpio Marques informou que a organização está a contar com o patrocínio da classe empresarial para elevar o valor dos prémios.
O grupo União Chá de Caxinde será homenageado nesta edição do deslile nacional que vai acontecer na capital do país (Luanda).
Com sete títulos, o União Chá de Caxinde é grupo que mais títulos conquistou nas edições 2004, altura em que foi fundado, 2007, 2008, 2017, 2018, 2019, 2020.
O União Chá de Caxinde representou a província em 2021 e 2022, altura em que o carnaval teve um interregno, devido às restrições impostas pelo Governo para acabar com a pandemia da COVID. Em 2021 fez-se um desfile simbólico no Cine Ndalatando e em 2022, o grupo desfilou pela cidade de Ndalatando.