Malanje- O grupo musical Tunjila Tuajokota foi homenageado hoje, nesta cidade, pelo empresário Bento dos Santos Kangamba, pelo contributo prestado em prol da valorização da cultura nacional, por meio das suas canções.
A par da homenagem, testemunhada por artistas, membros do governo e outros convidados, o empresário ofereceu ao grupo cinco milhões de Kwanzas, cinco residências no Zango, em Luanda, e prometeu patrocinar a conclusão do próximo álbum, que começou a ser concebido com o apoio do falecido empresário Monteiro Kapunga.
Segundo Bento Kangamba, o gesto visa dignificar o conjunto que considerou a “mascote” da província de Malanje por tudo quanto fez em prol da exaltação da unidade, patriotismo e valorização do mosaico cultural angolano.
Comprometeu-se em continuar a homenagear artistas das 18 províncias do país, tendo citado o grupo musical Socorro, da província do Uíge, como um dos próximos.
Em reacção, o vice-governador de Malanje para o sector técnico e infra-estruturas, Duarte Ginga, agradeceu a iniciativa do empresário, na medida em que vai reconfortar o grupo e galvanizá-lo para novos projectos.
Por outro lado, considerou a banda como “embaixadora da cultura malanjina” e realçou a sua trajectória de mais de duas décadas, assinalada por vários sucessos musicais que marcaram gerações.
Entretanto, o porta-voz dos Tunjila Tuajokota, Tomás Bizerra Dias “Candomba Xibica”, agradeceu o gesto do empresário, tendo em conta que o apoio surge numa altura em que enfrentam dificuldades de vária ordem.
Apelou por mais apoios ao grupo, de modo a estar novamente na ribalta.
Sem avançar o título, anunciou que o próximo álbum está praticamente concluído e contará com 11 faixas musicais.
Fundado em 1999 na vila de Dala Kixinge, no município de Cahombo, província de Malanje, o grupo Tunjila Tuajokota começou a despontar no ano 2000 em Luanda, onde os cinco integrantes, dois dos quais com deficiência visual, se fixaram após deixar a terra natal devido ao conflito armado.
O conjunto tem no seu reportório quatro obras discográficas, nomeadamente Kiaxa Kuku, Yosso Ikuma, kiokamba Kiutobessa e Kudiva.
Entre os seus temas mais badalados, destaca-se Nando, Americo, Amor e Ossaka. ACC/PBC