Cuchi – O grupo carnavalesco Mbongue-Yha-Kandjema, do município do Cuchi, está afinado para arrebatar, pela segunda vez consecutiva, a edição 2025 da fase provincial do Cubango, a realizar-se a 4 de Março.
Trata-se do único grupo na classe de adultos que desfilou, nesta segunda-feira, a nível da fase municipal no Cuchi. Recebeu como prémio 170 mil kwanzas.
Ao falar à ANGOP, a presidente de mesa de Júri, Natália Teixeira, afirmou que o grupo, constituído exclusivamente por senhoras, apresentou uma boa performance, tanto do ponto de vista de indumentária, tanto da canção e a dança típica da região, que expressa o ritual de iniciação feminina.
Acrescentou que, durante a sua apresentação, ficou evidente a possibilidade do grupo voltar a conquistar a edição provincial, à semelhança da edição anterior e, consequentemente, representar a província a nível nacional.
“Este grupo foi o grande vencedor do carnaval provincial edição 2024, com 386 pontos, e levou para casa um milhão e 200 mil Kwanzas e, para esta edição 2025, almeja trazer mais uma vez o prémio ao município celeiro do Cuchi”, sublinhou.
Na classe infantil, sagrou-se vencedor o grupo Senga-Senga, do bairro Kangondo, com 300 pontos, tendo levado como prémio 170 mil kwanzas.
Nas posições imediatas ficaram os grupos União Estrela da Paz, do bairro Agostinho Neto, com 291 pontos e agraciado com 75 mil kwanzas e 4 de Fevereiro do bairro Chuma, com 276 pontos, que recebeu 70 mil kwanzas.
Outros seis grupos da classe infantil foram agraciados com 60 mil kwanzas, cada, como prémio de participação. MSM/PLB