Luanda - A peça de teatro com o título “África", do grupo Ana Manda, vai ser exibida no dia 26 deste mês, a partir das 19 horas, na Liga Africana, em Luanda.
Em declarações à Angop, esta segunda-feira, o coordenador do grupo, Ivaldimildo Adão Matias, explicou que a obra retrata o período difícil da colonização europeia em África, em que os africanos viveram uma época de terror, injustiça, discriminação e privação dos seus direitos humanos.
Segundo ele, pretende-se com a peça passar a mensagem de exaltação da capacidade de resiliência e superação dos povos africanos, ante as dificuldades impostas pelos contornos históricos da humanidade.
O grupo, fundado aos 17 de Fevereiro de 1996, tem no seu leque várias obras, com destaque para Boca das traças, Para além do ventre, 90 minutos com Cristo (obras escritas pelo jornalista angolano Cabingano Manuel), Sida-uma incógnita, Família e África.
Em 2006, o colectivo venceu os prémios de teatro do Festival Internacional de cultura do Cazenga (FESTECA), nas categorias de melhor Grupo, obra e actriz. O grupo teatral Ana Manda conta com 63 elementos, divididos em 3 escalões( juvenis, juniores e seniores). FMC/AC