Dundo - O director do Gabinete Provincial da Cultura na Lunda-Norte, José Pinto, afirmou este domingo, que a realização do Festival das Tradições visa a promoção do turismo cultural e o resgate dos hábitos e costumes do povo Lunda-Tchowe , em risco de extinção.
Discursando no encerramento da segunda edição do Festival das Tradições, José Pinto disse que o objectivo do evento é atrair empresários nacionais e estrangeiros a investirem no sector, transformando o potencial cultural em oportunidade de negócio e fonte de geração de emprego.
Segundo o responsável, a província da Lunda-Norte , com o festival, o governo pretende também, resgatar o ritual das oferendas ao "Nzambi Kalunga (Deus das águas), um acto que para o povo tchokwe garante prosperjdade na actividade agrícola, de pesca e de caça.
Acrescentou que o evento visa igualmente resgatar o ritual da Mukanda e o Kafundeji (rituais de circuncisão e de preparação da mulher para a vida marital), bem como do Sona (arte etnomatemática do povo tchokwe).
Na ocasião, apelou às autoridades tradicionais no sentido de exercerem o seu papel na promoção, divulgação, valorização e preservação dos hábitos e costumes daquele povo.
O festival obedece ao calendário Cokwe, entre Cimbemjimbeji (Setembro, início do ano) ou Kamoxi (Agosto, fim do ano), e tem como objectivo resgatar o modelo de práticas positivas das celebrações do povo lunda-cokwe, desde os seus santos, usos, costumes, gastronomia, colheitas agrícolas, rituais diversos e datas comemorativas.
Durante o festival que durou três dias, foram demostrados os rituais das súplicas e oferendas a Deus, designada em Língua Cokwe por Nzambi Kalunga, Txiphwya (peregrinação, músicas folclóricas), da Mukanda (circuncisão), cikumbi (preparação da rapariga para vida marital).
Uma das atracções do festival foi também a demonstração da vida familiar tradicional, formas de boa convivência social e cerimónias matrimoniais, exposição dos sinais de código comunicativo, o sona (artes, geometria, pontos cardeais, contos e provérbios)..
A exibição das demonstrações sobre a organização e funcionamento da corte real lunda-tchokwe, da dança de regozijo das grandes acções de caça (uyanga), marcaram o evento que é realizado anualmente, pelo Governo da Província, com o patrocíno da Fundação Brilhante.HD