Mbanza Kongo – Um concurso público para a selecção de uma empresa que se vai encarregar na gestão do Centro Cultural Comandante Bula, na cidade de Mbanza Kongo, será lançado dentro de dias, pelo Governo Provincial do Zaire.
Reinaugurado em Maio último, o empreendimento beneficiou de obras de reabilitação, ampliação e modernização, financiadas pela empresa Angola-LNG.
De acordo com a directora do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Nzuzi Makiese, em declarações hoje à ANGOP, o Gabinete Jurídico do Governo local está a criar as peças do referido concurso público, que deverá ser anunciado em breve.
Admitiu que só com um concurso público é que se poderá encontrar uma empresa idónea, nacional ou estrangeira, especializada na gestão de centros culturais.
Herdada da época colonial, a infra-estrutura conta agora com um auditório com a capacidade de 408 lugares, contra os anteriores 240 e um salão multiuso adjacente, com 60 assentos.
A quadra polidesportiva também foi modernizada e dotada de mil e 500 bancadas, tribuna Vip, balneários para atletas em ambos os sexos e instalações sanitárias.
Na outra zona adjacente foi criado um espaço para serviços de bar e arrecadação, entre outras valências.
Este imponente edifício foi reinaugurado a 17 de Maio do presente ano, pela Vice-Presidente da República, Esperança Costa.
Está projectado para eventos como teatro, concertos de música, espectáculos de dança, festas colectivas, cinema, conferências, seminários, entre outras actividades. DA/PMV/JL