Cazenga - O Governo de Luanda tem se empenhado na identificação de espaços, a nível dos municípios, para a promoção do teatro, afirmou, neste domingo, o governador provincial, Manuel Homem.
Falando no acto de encerramento da 18ª edição do Festival Internacional de Teatro Cazenga(Festeca) disse que tem orientado os administradores municipais para ao nível das suas circunscrições identificarem espaços para a promoção da arte.
Reconheceu que o Festeca é um evento que deve merecer apoio, por ser uma iniciativa que realiza-se há 18 anos e atingiu já a intercionalização.
Acrescentou que o Festival tem promovido a cultura na comunidade e permitido também a troca de experiência entre grupo nacionais e Internacionais".
Por isso, garantiu o redobrar de esforço do seu pelouro para o apoio à essa iniciativa.
No acto de encerramento, o governador Manuel Homem assistiu uma peça teatral do grupo do Cazenga.
Por seu turno, o director de Teatro em Portugal, João Garcia Miguel, vincou que participa no Festeca desde 2012 e está a iniciar um processo de formação de artistas angolanos em parceria com a Globo Dikulu e ANIM'ART para a formação de actores.
Elogiou ainda a organização do festival que tem estado a crescer, bem como os artistas angolanos e africanos.
O evento, iniciado no dia 6 deste mês, teve a participação de 32 companhias de teatro, sendo dois de Portugal e da República do Congo.Dj/ART