Luanda - Cinquenta e cinco actores culturais de diversas disciplinas foram homenageados, esta sexta-feira, em Luanda, pelo Governo Provincial, no âmbito das comemorações do Dia da Cultura Nacional, assinalado a 8 de Janeiro.
O momento, aliado aos 50 anos de independência nacional, reconheceu o contributo, valorização e preservação cultural dos angolanos, tendo sido galardoados com diplomas de mérito, personalidades como Boaventura Cardoso, Rosa Cruz e Silva, Manuel Sebastião, Luísa Fançony, Mena Abrantes, Prado Paim e Elias Dya Kimuezo.
Constou ainda da lista de laureados, Carlos Lamartine, Joãozinho Morgado, Os Tunezas, Sidónio e Lembinha, Duo Canhoto, Santoca, Euclides da Lomba, Kayaya Júnior, Afonso Quintas, Dj Paulo Alves, Rosa Roque, Calabeto, Ana Clara Guerra Marques, Don Caetano, Calado Show e outros artistas do mosaico cultural angolano.
Durante as palavras de circunstância, na abertura do acto, o vice-governador para área Política e Social de Luanda, Manuel Gonçalves, referiu que em ano de comemoração do jubileu da independência e do Dia Nacional da Cultura, o GPL decidiu homenagear os artistas que contribuíram para a cultura nacional, sublinhando que o acto se estenderá ao longo do ano de 2025.
Manuel Gonçalves disse ainda que os artistas, nas mais diversas disciplinas, anunciaram uma nova aurora do povo angolano por meio da música, dança, artes plásticas, literatura e outras manifestações culturais, tendo o povo se mobilizado para a defesa da pátria e da soberania nacional.
Ligada à dança desde os 08 anos de idade, a coreógrafa Ana Bela Guerra Marques agradeceu o reconhecimento sobre o trabalho desenvolvido, sublinhado ser um momento ímpar para a companhia que dirige.
Cesalty Paulo, integrante do grupo de humor “Os Tunezas”, referiu que o momento foi muito significativo para o grupo, uma vez ser prestigiado pelo trabalho desenvolvido.
“É o reconhecimento de que estamos a fazer um trabalho digno e que merece ser realçado”, referiu.
Por sua vez, o escritor Mena Abrantes disse que o momento foi gratificante, tendo referido que se sente compensado pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da literatura e do teatro.
O acto ficou ainda marcado com a actuação de alguns artistas, com destaque para Euclides da Lomba, grupo carnavalesco União Mundo da Ilha, grupo de dança Etu Tueza e o grupo musical Nguami Maka.
O Dia da Cultura Nacional em Angola, instituído a 08 de Janeiro de 1986, visa promover a valorização e preservação das tradições culturais angolanas, com destaque para a riqueza da música, dança, literatura, artes plásticas e manifestações populares do país.
A data homenageia o discurso pronunciado pelo primeiro Presidente angolano e fundador da nação, António Agostinho Neto, por ocasião da tomada de posse dos corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos (UEA). ANM /SEC