Cabinda – Vinte e seis agentes culturais da província de Cabinda foram homenageados quarta-feira pelo governo local, pelo seu contributo na conservação, promoção e divulgação da cultura desta região mais ao norte de Angola.
A cerimónia, realizada na sede municipal de Cacongo, enquadrou-se nas actividades alusivas ao 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional, que decorreram no quadro dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se em 11 de Novembro deste ano..
Durante o acto, assistido pela governadora de Cabinda, Suzana de Abreu, foram homenageados, entre outros agentes culturais, fazedores de artes plásticos, dança, literatura, gastronomia, teatro, cinema, moda e terapeutas tradicionais, que, na ocasião, receberam certificados e diplomas de mérito.
Na sua intervenção, a governadora de Cabinda destacou o papel importante desenvolvido pelos fazedores da arte na valorização e promoção da cultura local.
“Não existem povos sem cultura. Reconhecemos a vossa árdua mas honrosa missão de promover e divulgar os bons hábitos e costumes da nossa região”, disse Suzana de Abreu.
A dirigente falou também da necessidade de se continuar a ensinar as línguas nacionais, sobretudo aos mais pequenos, por constituir a identidade de um povo.ING/JFC/JL