Dundo - A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, reiterou esta terça-feira , a aposta do governo, preservação, valorização das potencialidades tradicionais locais, com vista a promoção do turismo cultural.
Perspectivando o ano económico 2025, Filomena Miza disse que para atingir tal objectivo, o governo tenciona a requalificação e construção do Centro Cultural Mussalala “Memorial Mineiro de Diamentes”, para perpetuar a história da descoberta das primeiras pedras de diamantes em Angola.
Disse que o governo pretende igualmente , a inventariação e requalificação do património edificado e os destinos turísticos, como o Museu Regional do Dundo, Biblioteca Provincial, a Lagoa Nakarumbu, Acampamento Tchissanda, Montanha da Bela-Vista, entre outros.
Acrescentou que para o próximo ano, o governo e seus parceiros, perspetivam o início das obras da “Aldeia Sona” , que terá um impacto no desenvolvimento do turismo, na geração de renda e emprego à juventude.
"Continuaremos a trabalhar afincadamente, no sentido de resgatar a referência cultural que encerra a província da Lunda-Norte, por formas a tornar-se também num destino estratégico para o desenvolvimento do turismo cultural", frisou.
Segundo Filomena Miza , o fomento do turismo , deve merecer por meio de programas e projectos, uma especial atenção, com vista o alargamento da base tributária, através da atração de investimentos para o sector.JVL/HD