Malanje- O Governo Provincial de Malanje pretende melhorar doravante a exibição do carnaval a partir das próximas edições, sobretudo no que toca a coreografia, alegoria, entrosamento, entre outros aspectos, que têm originado desfasamento durante os desfiles.
A medida passa por capacitar os líderes e auxiliares dos grupos em diversas matérias do sector carnavalesco, para que estes por sua vez, dotem os seus grupos de perfis e conhecimentos adequados às actuais exigências.
Para o efeito, o Gabinete Provincial da Cultura e Turismo em parceria com a Associação Provincial de Carnaval, promoveu hoje, sexta-feira, um seminário de capacitação, que visou actualizar os grupos e transmitir noções elementares sobre o desfile do entrudo.
Durante algumas horas, os participantes abordaram temáticas ligadas à elaboração da canção, do roteiro e da poesia, bem como a perfilação do comandante do Grupo, letras das canções em consonância com o objecto a homenagear, entre outros aspectos, tendentes a melhoria da acção carnavalesca.
O chefe de Departamento Provincial da Cultura e Patrimónios Históricos, Adão Dala realçou que nos últimos tempos, muitos grupos carnavalescos não inovam as suas performances, daí a necessidade de se incutir novos elementos nas canções, danças, indumentárias e outros aspectos que contribuam para a melhoria do Entrudo na província.
Frisou que pretende-se com essa acção formativa, fazer também uma maior divulgação da cultura do Reino do Ndongo e Matamba, através da manifestação do carnaval e os seus actores são chamados a enveredar por esse caminho.
Disse ser intenção banir os temas do carnaval que não reflictam a cultura nacional e sobretudo local, a par daqueles estilos e outras encenações exportados de outras regiões do mundo.
Por seu turno, o formador Quimuanga Francisco Artur explicou que o posicionamento dos foliões e o seu alinhamento com o rei, comandante e as canções e não só, são fundamentais para um desfile exitoso, ao contrário retira pontuação ao grupo.
Referiu que o incumprimento destes aspectos faz com que muitos grupos não vençam o carnaval, mesmo tendo alguns requisitos organizativos, enquanto os mais atentos se tornam dominantes.
Entretanto, apelou aos grupos no sentido de cumprirem com os pressupostos transmitidos durante o seminário, para que as próximas edições da maior manifestação cultural da província seja mais concorrida.
O seminário é o primeiro do género que acontece em Malanje, mas prevê-se a sua realização regular, fazendo jus à evolução do carnaval em cada ano.
Entretanto, alguns participantes consideraram pertinente o evento, na medida em que permitiu reter conhecimentos que vão contribuir na organização dos desfiles e preparação dos grupos carnavalescos nas próximas edições, para além de elucidar sobre determinados aspectos anteriormente vistos como fraudes cometidas pelos júris, no acto da classificação.
Vão disputar em Fevereiro o carnaval, mais de 20 Grupos nas categorias de adultos e infantis, afectos aos municípios de Malanje, Cacuso, Cangandala, Marimba, Luquembo, Quririma , Kiwaba Nzoji e outros.
Na edição de 2024, foram vencedores os Grupos União Palanca Negra de Cangandala em ambas categorias, adultos e infantil. NC/PBC