Lubango – “Políticas de Desenvolvimento Local” é o título de um livro que analisa o impacto social do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza no Lubango, nos anos 2012-2014, de Francisco Leonardo, lançado no domingo, no quadro da 4ª Feira dos Municípios e Cidades de Angola.
A obra com 112 páginas, com a execução gráfica da “ésobrenós Editora”, conta nesta primeira edição com 500 exemplares. Trata-se de uma obra, a primeira do autor, composta por experiências vividas pelo autor e do trabalho resultante do seu mestrado em governação local.
O livro analisa as estratégias de implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PDLCP) e os resultados obtidos durante os dois anos em análise, sobretudo na área social com destaque nos sectores da educação, saúde, água par todos e energia.
A obra de investigação científica está dividida por capítulos, nomeadamente o de abordagem teórica conceitos, o da estratégia de desenvolvimento local, o de tratamento da utilidade de estudo tem termos de execução científica e da apresentação do resumo do trabalho.
O público-alvo do livro são os gestores públicos e privados, estudantes, docentes, universitários e investigadores, segundo o autor, Francisco Barros Leonardo.
Em declarações à ANGOP, o autor disse que com a crise económica, o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza tem contribuído significativamente para a melhoria da satisfação das necessidades básicas dos cidadãos.
“O que nós fizemos foi medir se vale a pena a implementação do programa a nível do país, em particular no Lubango. Com isso vimos a grande satisfação da população porque começou a beneficiar-se de infra-estruturas sociais como escolas hospitais, pontos de água, merenda escolar, melhorias das vias de acesso entre outras”, explicou.
Não obstante a isso, Francisco Leonardo disse que o programa, para além de ter um impacto positivo notado pela investigação, tem pontos fracos que precisam de ser melhorados, tendo em conta a realidade local de cada município.
Defendeu o aumento da receita, atendendo também a dimensão populacional, infra-estrutural para que realmente possa ser mais abrangente, no entanto, encorajamos o Governo a prosseguir para a continuidade dos projectos sociais.
Fez saber que a obra só agora foi lançada por constrangimentos materiais e financeiros, mas pretende aumentar para mais mil exemplares e distribuir nas bibliotecas, Mediateca do Lubango e nas administrações municipais.
Francisco Leonardo, natural da província da Huíla, fez o mestrado em educação e de políticas públicas e governação local. Tem pós-graduações em finanças públicas e autarquias locais e em supervisão pedagógica e relação educativa.
É professor e prelector. Já desempenhou a função de director de uma escola no Lubango, de director provincial da Juventude e Desportos da Huíla, administrador municipal do Lubango e actualmente é administrador do município dos Gambos. EM/MS