Dundo – O músico angolano Gabriel Tchiema anunciou hoje, segunda-feira, no Dundo, província da Lunda Norte, o lançamento, para este ano, da sua quarta obra discográfica.
Em declarações à ANGOP, o cantor disse que o disco, em fase finali, terá entre 10 a 12 faixas, com participações de músicos nacionais e estrangeiros.
A obra aborda o amor ao próximo, o resgate e a preservação dos hábitos e costumes dos povos e a solidariedade, nos géneros tchianda, jazz, rumba e soul.
Sem adiantar o título do álbum, o artista afirmou apenas que as músicas serão cantadas na língua nacional tchokwe.
Gabriel Tchiema nasceu no município de Dala, província da Lunda Sul, em 1966, e começou a dar os primeiros passos na música na província de Cabinda, nos anos 90, como co-fundador e integrante da banda ASP, com a qual venceu prémios em festivais e concursos musicais.
A carreira a solo começou em 1990, tendo lançado o primeiro disco em 1998, intitulado “Yena nhi yami”, em 2008 o segundo, com o título "Azwlula" e que teve boa aceitação da crítica nacional e internacional. Em 2013 apresentou o álbum "Mingole".
O músico canta a maior parte das suas composições em cokwe. Funde a tchianda, género da sua região de origem, ao jazz, rumba e soul.