Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Filme angolano "Por Jade" na final do festival de cinema da Hungria

     Cultura              
  • Luanda • Segunda, 09 Setembro de 2024 | 19h16
Amantes da sétima arte assistem estreia no filme "Cicatrizes"
Amantes da sétima arte assistem estreia no filme "Cicatrizes"
Fabiana Hitalukua-ANGOP

Talatona - A longa-metragem "Por Jade", do realizador angolano Tadisi Baruch, está entre os oito filmes seleccionados para a Gala FINAL do "Tony Curtis International Film Festival", na Hungria, a ter lugar nos dias 19 e 21 deste mês.

Em 2023, o filme angolano arrebatou dois prémios no "Unitel Angola Moove", nas categorias de “Melhor longa-metragem” e “Melhor Actor”, e agora destaca-se dentre os 17 concorrentes à refefida premiação internacional.

Segundo uma nota a que a Angop teve acesso, hoje, o filme concorre ao prémio de melhor “longa-metragem”, num evento para celebrar o legado de Tony Curtis, uma figura icónica cujas raízes húngaras e ilustre carreira em Hollywood deixaram uma marca indelével no mundo do cinema. 

De acordo com o realizador do filme, dois dos actores do filme pretendem participar no festival na Hungria, mas estão alegadamente com dificuldades financeiras para a aquisição dos bilhetes de passagem, por isso solicitam apoio das instituições públicas ou privadas.

O filme, produzido por Moca-Midia e BBC Multimédia e distribuído pela Batuque Audiovisual, retrata a história de Suzana, uma extrovertida angolana, que se apaixona por Bakary, um comerciante maliano radicado em Angola, com quem se casa, forçando assim a sua família a aceitar as diferenças culturais. 

Três anos depois, Bakary é convocado com urgência pela sua tribo local de nascimento, para lidar com questões relacionadas à herança familiar, segundo ainda a sinopse.

Imediatamente, Suzana resolve acompanhar o marido e leva a filha Jade de três anos. Uma vez no Mali, a jovem descobre que é a quarta esposa oficial de Bakary e ela é forçada a morar na mesma casa com as outras três esposas.

Se arrebatar o prémio, os produtores de “Por Jade”, além do troféu e da divulgação do filme nas plataformas internacionais, receberão um milhão de HUA (moeda da Hungria), cerca de 2 milhões e 500 mil kwanzas. 

A obra cinematográfica foi filmada em 2022, em Luanda, no bairro Mártires de Kifangondo, e na província do Namibe, concretamente na cidade de Tômbwa, no deserto.

SOBRE O FESTIVAL

Tony Curtis International Film Festival, um evento dedicado a celebrar o legado de Tony Curtis, acontece na pitoresca cidade de Mátészalka, na Hungria, entre os dias 19 e 21 de Setembro de 2024.

O festival visa unir talentos do cinema húngaro e internacional, oferecendo a eles uma plataforma para mostrar seu trabalho e descobrir novas oportunidades.

Vai decorrer sob o tema, "De volta às raízes", honramos não apenas a herança de Curtis, mas também o espírito fundamental da produção cinematográfica, encorajando os participantes a explorar e celebrar suas próprias origens e histórias diversas por meio do cinema.

O festival apresenta competições em três categorias principais: longas-metragens, documentários e curtas-metragens, cada um com seu próprio Grande Prémio e Prêmio do Público, ressaltando o comprometimento do festival em reconhecer realizações cinematográficas excepcionais em vários gêneros.

PERFIL DO REALIZADOR

Tadisi Nsangu Baruch nasceu em Luanda, a 14 de Outubro de 1984. Devido ao conflito armado, em 1990, a família refugiou-se na vizinha República Democrática do Congo (RDC) onde fez os estudos primários e secundários.

Depois regressa ao país e frequenta o curso de Línguas e Literaturas, no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). 

No decorrer do mesmo curso ganhou o gosto pelo cinema, passando a produzir e a editar as suas produções sem, no entanto, frequentar um curso de vídeo.

Em 2008, cria a produtora de vídeo "BBC MULTI MEDIA” e começa a gravar o filme "Vingança contra o amor”, projecto que não teve continuidade porque as condições técnicas e financeiras não eram favoráveis.

Um ano depois, por via de um concurso público consegue uma vaga na produtora Etnia Comunicação, como editor de Imagens, realizador de documentários e de conteúdos publicitários, onde produziu mais de 1000 spots. Realizou e editou 5 documentários.

Em 2014, começa a formação superior em Cinema e Televisão no Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO). Ao longo do percurso académico destacou-se na realização de vários projectos na área do Cinema.

No ano seguinte, retoma as gravações de "Vingança contra o amor”, e termina as gravações em Janeiro de 2017. 

De seguida, vai trabalhar na direcção de Comunicação e Imagem do Clube Desportivo 1º de Agosto, como editor de Imagem e realizador, onde criou o programa de televisão "Rumo ao Título” e produziu o documentário "Os invisíveis que fazem os campeões”.

Ocupou o cargo de responsável da área Audiovisual e realizou o magazine "1º de Agosto na TV”. Em Novembro 2017, viu o seu filme a estrear nas salas da ZAP Cinema, em Luanda, designadamente "Casa cheia” e "Guichê Fechado 24H”. 

Em 2018, o seu filme "Vingança contra o amor” conquistou o troféu de melhor filme na categoria longa-metragem da primeira edição do concurso Angola Comunica. O autor é mestre em Realização Técnica Audiovisual Multitécnica, pela Escola Internacional de Cinema Audiovisual e Realização, em Paris, França.

VS/MDS 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+