Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Filme angolano "Por Jade" na final do festival de cinema da Hungria

     Cultura              
  • Luanda • Segunda, 09 Setembro de 2024 | 19h16
Amantes da sétima arte assistem estreia no filme "Cicatrizes"
Amantes da sétima arte assistem estreia no filme "Cicatrizes"
Fabiana Hitalukua-ANGOP

Talatona - A longa-metragem "Por Jade", do realizador angolano Tadisi Baruch, está entre os oito filmes seleccionados para a Gala FINAL do "Tony Curtis International Film Festival", na Hungria, a ter lugar nos dias 19 e 21 deste mês.

Em 2023, o filme angolano arrebatou dois prémios no "Unitel Angola Moove", nas categorias de “Melhor longa-metragem” e “Melhor Actor”, e agora destaca-se dentre os 17 concorrentes à refefida premiação internacional.

Segundo uma nota a que a Angop teve acesso, hoje, o filme concorre ao prémio de melhor “longa-metragem”, num evento para celebrar o legado de Tony Curtis, uma figura icónica cujas raízes húngaras e ilustre carreira em Hollywood deixaram uma marca indelével no mundo do cinema. 

De acordo com o realizador do filme, dois dos actores do filme pretendem participar no festival na Hungria, mas estão alegadamente com dificuldades financeiras para a aquisição dos bilhetes de passagem, por isso solicitam apoio das instituições públicas ou privadas.

O filme, produzido por Moca-Midia e BBC Multimédia e distribuído pela Batuque Audiovisual, retrata a história de Suzana, uma extrovertida angolana, que se apaixona por Bakary, um comerciante maliano radicado em Angola, com quem se casa, forçando assim a sua família a aceitar as diferenças culturais. 

Três anos depois, Bakary é convocado com urgência pela sua tribo local de nascimento, para lidar com questões relacionadas à herança familiar, segundo ainda a sinopse.

Imediatamente, Suzana resolve acompanhar o marido e leva a filha Jade de três anos. Uma vez no Mali, a jovem descobre que é a quarta esposa oficial de Bakary e ela é forçada a morar na mesma casa com as outras três esposas.

Se arrebatar o prémio, os produtores de “Por Jade”, além do troféu e da divulgação do filme nas plataformas internacionais, receberão um milhão de HUA (moeda da Hungria), cerca de 2 milhões e 500 mil kwanzas. 

A obra cinematográfica foi filmada em 2022, em Luanda, no bairro Mártires de Kifangondo, e na província do Namibe, concretamente na cidade de Tômbwa, no deserto.

SOBRE O FESTIVAL

Tony Curtis International Film Festival, um evento dedicado a celebrar o legado de Tony Curtis, acontece na pitoresca cidade de Mátészalka, na Hungria, entre os dias 19 e 21 de Setembro de 2024.

O festival visa unir talentos do cinema húngaro e internacional, oferecendo a eles uma plataforma para mostrar seu trabalho e descobrir novas oportunidades.

Vai decorrer sob o tema, "De volta às raízes", honramos não apenas a herança de Curtis, mas também o espírito fundamental da produção cinematográfica, encorajando os participantes a explorar e celebrar suas próprias origens e histórias diversas por meio do cinema.

O festival apresenta competições em três categorias principais: longas-metragens, documentários e curtas-metragens, cada um com seu próprio Grande Prémio e Prêmio do Público, ressaltando o comprometimento do festival em reconhecer realizações cinematográficas excepcionais em vários gêneros.

PERFIL DO REALIZADOR

Tadisi Nsangu Baruch nasceu em Luanda, a 14 de Outubro de 1984. Devido ao conflito armado, em 1990, a família refugiou-se na vizinha República Democrática do Congo (RDC) onde fez os estudos primários e secundários.

Depois regressa ao país e frequenta o curso de Línguas e Literaturas, no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). 

No decorrer do mesmo curso ganhou o gosto pelo cinema, passando a produzir e a editar as suas produções sem, no entanto, frequentar um curso de vídeo.

Em 2008, cria a produtora de vídeo "BBC MULTI MEDIA” e começa a gravar o filme "Vingança contra o amor”, projecto que não teve continuidade porque as condições técnicas e financeiras não eram favoráveis.

Um ano depois, por via de um concurso público consegue uma vaga na produtora Etnia Comunicação, como editor de Imagens, realizador de documentários e de conteúdos publicitários, onde produziu mais de 1000 spots. Realizou e editou 5 documentários.

Em 2014, começa a formação superior em Cinema e Televisão no Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO). Ao longo do percurso académico destacou-se na realização de vários projectos na área do Cinema.

No ano seguinte, retoma as gravações de "Vingança contra o amor”, e termina as gravações em Janeiro de 2017. 

De seguida, vai trabalhar na direcção de Comunicação e Imagem do Clube Desportivo 1º de Agosto, como editor de Imagem e realizador, onde criou o programa de televisão "Rumo ao Título” e produziu o documentário "Os invisíveis que fazem os campeões”.

Ocupou o cargo de responsável da área Audiovisual e realizou o magazine "1º de Agosto na TV”. Em Novembro 2017, viu o seu filme a estrear nas salas da ZAP Cinema, em Luanda, designadamente "Casa cheia” e "Guichê Fechado 24H”. 

Em 2018, o seu filme "Vingança contra o amor” conquistou o troféu de melhor filme na categoria longa-metragem da primeira edição do concurso Angola Comunica. O autor é mestre em Realização Técnica Audiovisual Multitécnica, pela Escola Internacional de Cinema Audiovisual e Realização, em Paris, França.

VS/MDS 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+