Luanda – O músico e compositor angolano Filipe Mukenga disponibilizou, esta sexta-feira, no mercado nacional, o seu mais recente trabalho discográfico intitulado “Canções&Destinos”.
A obra comporta 13 músicas com participações de Dalú Roger, Joãozinho Morgado, Yasmane Santos, Mayo Bass, Jorge Cervantes, Max k7, Nelo Paim, Tedi N’singui, Mário Gomes, Marito Furtado, Lito Graça, Chalana Dantas, Carla Moreno, entre outros.
“O meu trabalho tem um lado regional, de raiz, de Angola e outro lado de teor internacional muito grande, pois sou um cidadão do mundo e pretendo que a minha música vá ao encontro dessa ideia, para que eu seja escutado em qualquer parte do globo terrestre”, afirma o músico.
A sessão de lançamento do disco foi preenchida, também, com uma homenagem promovida pela operadora de telefonia móvel Unitel, pelos seus feitos, talento e mestria, consolidados ao longo de vários anos de carreira.
O projecto de lançamento e homenagem de cantores da velha geração visa, essencialmente reconhecer o contributo destes no desenvolvimento, preservação e passagem de testemunho à nova geração para a preservação dos valores culturais que norteiam a música angolana.
Filipe Mukenga é das maiores referências da música angolana e se notabilizou nos ritmos tradicionais angolanos, sendo muito influenciado pelo Jazz.
Cantor e compositor influenciado pelas músicas pop, rock, blues e soul, gravou o seu primeiro álbum, “Novo Som” em 1990.
“Kianda Kianda”, segundo álbum gravado em Paris para a editora Lusáfrica foi lançado em 1994.
Em 1996 gravou o lítero-musical intitulado “O Canto da Sereia: o Encanto”, em que é co-autor com Filipe Zau.
Ao longo da sua carreira tem colaborações com artistas internacionais, com destaque para Djavan e Rui Veloso.
Filipe Mukenga nasceu em Luanda aos 7 de Setembro de 1949 e recentemente foi galardoado com o prémio Nacional de Cultura e Artes.