Talatona - Mais de dois mil fiéis kimbanguistas marcharam, este domingo, em Luanda, em saudação aos 50 anos de reconhecimento oficial desta igreja pelas autoridades angolanas.
A marcha, iniciada na rotunda da Camama, Talatona, e terminada no novo templo, localizado na Fubú, marcou a abertura das jornadas comemorativas da data que tem o término previsto para 22 de Dezembro, com a inauguração da nova igreja.
Em declarações à imprensa, o líder máximo daquela congregação religiosa, Kisolokle Kiangani Paul, disse que a data do reconhecimento oficial dos kimbanguista é um marco significativo na história da igreja angolana.
Destacou a aliança existente entre a igreja e o Estado, que se resume em parcerias viradas para o desenvolvimento da educação, saúde e formação profissional.
A cooperação com as autoridades, segundo o líder, inclui também os programas de combate à vandalização de bens públicos, venda desordenada, criminalidade e em todas as forma de contribuíção que visam auxiliar o crescimento de Angola.
Disse que desde a criação da igreja kimbanguista o objectivo tem sido trabalhar para o bem-estar das pessoas, tanto espiritual como físicamente, edificando escolas, unidades sanitárias e templos um pouco por toda Angola para a expansão do evangelho.
Neste aspecto, destacou a construção de uma escola superior de saúde em Mbanza Kongo, província do Zaire.
A Igreja Kimbanguista é uma religião cristã fundada por Simon Kimbangu no então Congo Belga, actual República Democrática do Congo, em 1921.MAG