Luena - O primeiro Festival Regional de Música e Dança Folclórico, a se realizar sábado, na Lunda Norte, constitui uma amostra da preservação e transmissão da cultura do povo desta região.
A constatação é o do director da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Zeferino Menezes, ao perspectivar o Festival que acontece no próximo Sábado, 25, na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, e que contará com a participação de 108 artistas desta e da Lunda Sul e Moxico.
Durante o evento cultural que decorrerá no Parque "Dr. António Agostinho Neto", será homenageado o "Tchinguvo", um instrumento musical de percussão muito difundido na região.
"Tchinguvo" é um aparelho tradicional que se destaca nas cerimónias musicais de carácter recreativo, religioso, mágico e outras. Foi, outrora, usado, constantemente, como meio de comunicação entre os povos do leste de Angola.
A homenagem visa resgatar, valorizar e difundir, sobretudo, na camada juvenil, o instrumento musical que faz parte dos instrumentos tradicionais Tchokwe, em extinção.
Ao falar à ANGOP, Zeferino Menezes disse que o festival vai, significativamente, transmitir a natureza ou essência da música e a dança como Tchianda, Mitingue.
Ao enaltecer a criação do evento cultural, considerou, igualmente, como sendo um meio de unir as três províncias por meio da cultura, propriamente da música e dança.
Por seu turno, o músico Raimundo da Silva "Ray-Lex", um dos representantes do Moxico ao Festival, apontou o evento como uma forma de reviver a história e valorizar na prática, os nossos hábitos e costumes, através da música e dança.
O autor do álbum “N´guetche Guye ny Mama", espera que o evento seja contínuo e uma marca na região leste de Angola, rica em diversidade cultural, fruto dos povos e línguas existentes.
Além do músico Ray-Lex, os cantores Hatchirimuene, Abiúde e seus bailarinos irão representar Moxico, e devem viajar nesta sexta-feira à Lunda Norte.
O Festival Regional de Música e Dança Tradicional conta com o financiamento da Sociedade Mineira de Catoca, tem como objectivo divulgar, preservar e valorizar a cultura Tchokwe.
A região leste do país, habitada maioritariamente pelos autóctones Lunda Tchokwe, que tem como língua materna o Cokwe, é composta pelas províncias da Lunda Norte, da Lunda Sul e do Moxico.